24 de jul de 2012

NÃO JOGUE FORA A PLANTA QUE NÃO BROTOU

O Imperador e a semente

não_jogue_a_planta_que_não_brotou
Ontem ouvi uma fábula, muito bem contada pelo Padre Léo, sobre um futuro imperador que precisava casar pra assumir o trono. Perdoem-me aqueles que já o ouviram contar, porque nem de longe poderei fazê-lo tão bem.

Como ele tinha dúvidas sobre a verdadeira intenção das candidatas, foi instruído a fazer um pequeno teste: cada uma recebeu apenas uma semente e um vasinho. Ao final de determinado prazo deveriam
trazer a flor para que o futuro imperador escolhesse a mais bela.

A filha de uma das empregadas do palácio, apesar da opinião contrária da mãe, pelo fato dela ser empregada, compareceu a seleção e pegou a sua sementinha. Passavam-se os dias e nada acontecia.... nem uma folhinha sequer aparecia, por mais que ela regasse com todo carinho e se dedicasse totalmente aquilo que era tão importante: ganhar a aprovação, o coração, e casar com aquele que ela já amava secretamente. Sim, ela o amava desde a sua adolescência.

Finalmente chegou o dia marcado e infelizmente, a flor não surgiu! Nada, nem sequer uma folhinha!!
A mãe, por sua vez, disse a frase por todos nós já ouvida, ou proferida: - "Eu não disse?" 
A jovem resolveu, mais uma vez não atendendo aos apelos da mãe, ir até o palácio.  Decepcionada consigo mesma, mas foi. Lá chegando, percebeu que apenas ela não tinha flor. Todas as candidatas seguravam os seus vasos com as mais belas flores que ela já vistas!  Sentiu-se mais humilhada e envergonhada, por ser a única que não conseguiu. Mas, como as grandes e belas portas do salão já haviam sido fechadas, ela foi obrigada a permanecer. Uma voz ecoou no salão: todas deveriam formar uma fila, levantarem o vaso com o braço direito, e seguirem em direção ao trono. E lá foram elas!!
O moço então, pediu que todas parassem e o ouvissem. E disse:
 " - Agradeço a todas que aqui compareceram e que gastaram o seu dinheiro comprando uma flor para me trazer. Devo dizer que, se fosse para comprar eu teria comprado! 
Todas vocês receberam uma semente própria para não germinar, e eu escolheria aquela que assumisse o fato, que tivesse retidão, que não burlasse a situação, que encarasse o fato. Essa jovem, e apontou para a filha da empregada, é a minha escolhida!"

Pra mim, naquele momento, essa fábula "caiu" da seguinte maneira: preciso ser feliz, ou pelo menos viver, apesar de tanta aflição, da melhor maneira que eu conseguir. Aceitando que o meu vasinho não tem uma bela flor, que a semente nem sequer germinou, mas não foi porque eu não cuidei, ou não dediquei tempo e esforço suficientes. Foi o que era pra ser, e ponto final!

Não vou jogar fora o meu vasinho, mesmo sem flor. Vou deixar num lugar de destaque, pra que eu me lembre sempre que não abri mão de lutar pra conseguir o amor do imperador - a felicidade -.

Para aqueles que a flor nasceu, continuem cuidando com carinho. Para os que a flor está um pouquinho murcha, não desistam. Ela pode sim ficar mais bela e saudável!



4 comentários:

  1. Eu conheço essa fábula, todas as sementinhas q ele tinha entregado eram estéreis, né? E apenas ela tinha sido honesta o tempo inteiro, né?
    Eu acredito q devemos agir assim na vida tb. Nunca devemos desistir das nossas ideias. Devemos acreditar nelas e trabalhar para realizar o melhor com aquilo que temos.
    O blog continua lindo!
    Muuuuuuitos beijos, saudades! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! Acreditar, e qdo não der certo, aceitar não como derrota,mas como uma das alternativas existentes, e prosseguir.
      Eu estava encarando a minha vida como estéril, e percebi ao ouvir essa fábula, q estou errada.
      Obrigada. Tow sempre tentando melhorar nossa casinha na net.
      Te adoro! Bjsssssssssssss

      Excluir
    2. Sou conceição de Santa Luzia MG.

      Adorei a fábula, pois devemos lutar mesmo que sejamos derrotados. um dia conseguiremos.

      Abraço
      Conceição

      Excluir
    3. É isso mesmo, Conceição! Por mais que pareça que já perdemos, devemos continuar com fé e esperança.
      Muito obrigada pela visita, e espero que vc volte mais vezes.
      Um forte abraço!

      Excluir

Espero que esse tempinho que vc me emprestou, tenha sido tão bom pra vc, quanto foi pra mim!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...