20 de abr de 2012

EQUAÇÃO DA VIDA

 VIDA = ESCOLHA + PROVIDÊNCIA DIVINA x ATITUDE - ACASO

Será?

A sua vida é resultado de suas escolhas, ou faz parte da vontade ou permissão de Deus? Ou uma coisa não exclui a outra?

Meus queridos, o que eu já ouvi a respeito desse assunto, daria pra escrever um livro! E é claro, tenho uma opinião formada, ou quase....

Em parte acho mesmo que nossas escolhas nos levam a alguns resultados, porque, se pra toda ação existe uma reação, a partir de uma escolha você colherá um resultado.
Por exemplo, se eu ESCOLHO dirigir um carro embriagado(a), eu estou escolhendo o risco de morrer ou matar alguém. Se eu ESCOLHO fazer o curso de Direito, eu estou escolhendo ser um advogado (promotor, juiz), etc...
No caso da profissão ao concluir o curso, ou mesmo depois de algum tempo, eu posso ou não exercer a profissão. E aí, entra outra vez uma escolha e uma consequência.Ok.
No campo racional é assim que funciona.

E no campo espiritual? Pessoas que, assim como eu, acreditam em Deus, que Ele é o Senhor de tudo, tudo sabe, tudo vê, tudo escuta, é justo, magnânimo, generoso, paciente, etc, etc, etc...Aí é onde a coisa enrola pra uns, e desenrola, pra outros.

Já ouvi muitos crentes, católicos, enfim, cristãos bem sucedidos, estáveis, aparentemente felizes, dizendo - de maneira categórica -  para aqueles que a vida parece não estar tão maravilhosa, que o sucesso não lhe bateu à porta, assim como eu:

- " Ah,  se você está nessa situação é culpa sua, de suas escolhas. Você é responsável pelo seu futuro. Você determina onde quer chegar, quando determina que caminhos quer seguir. Deus não tem culpa se você escolheu errado!"

Podemos encontrar na Bíblia, os seguintes trechos:

1. " E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? .........Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais, dará o Pai celestial ..." Lucas 11:11

2.  "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

Pois muito bem, nós determinamos, não é? E Deus que é o Pai, e não apenas pai como nós seres humanos somos, ele é O PAI, O CRIADOR, vai apenas observar, porque nos deu o livre arbítrio, e quando a escolha que nós fizermos, nos levar a uma consequência mal sucedida, apenas "dirá":
- "Ah, meu filho, problema seu, foi você que escolheu...."
Será??
E quando acertarmos, alcançarmos o sucesso, será mérito apenas nosso?
Tô começando a achar que o deus dos bens sucedidos é um, e dos derrotados, é outro...
Se vencemos, "Deus" nos aplaude, fica feliz conosco. Se perdemos, quebramos a cara, "Deus" nos olha de ladinho, e diz:
- "Se ferrou, filho, vê se acerta da próxima!"

Penso que somos responsáveis por nossas escolhas, elas de fato nos levam a consequências. Mas creio que o Senhor, ao colocarmos nossos desejos, nossos projetos nas mãos dEle, e ao estarmos procurando seguir e decidir segundo a sua vontade, Ele é quem nos guia, nos leva a caminhos muitas vezes tortuosos, pra que possamos evoluir e descobrir que o seu poder é maior, e que mesmo quando não sabemos para onde estamos indo, saibamos que ELE estará de braços abertos pra nos cumprimentar ou nos consolar!

Vamos acabar com essa teoria que, a vitória está apenas na escolha que você faz, que você tem o poder, e que o seu deus serve apenas pra punir! Vamos acabar com a balela da teoria da prosperidade. Cristão erra, cristão sofre, cristão toma na cara, e cristão tem dívida pra pagar!!

Encerro com a certeza da soberania de Deus na minha vida. Crendo sempre que amanhã pode ser melhor, mas se não for, Ele estará por perto.

6 comentários:

  1. Núbia, é verdade. Concordo com você, temos nossas escolhas e elas estão dentro da permissão de Deus. E mesmo, diante das nossas melhores escolhas não podemos garantir os resultados. Aprendemos a dependemos Dele, pois tudo coopera para o bem de quem amam o Senhor e tudo é para honra e glória Dele. Beijos. Taciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!!!!!!Bjs, minha amiga e irmã>

      Excluir
  2. Mais um texto lindo. Peço desculpas por estar ausente por causa da correria da faculdade. Mas concordo em gênero, número e grau com o que a senhora escreve no texto.
    Eu acho que são as nossas escolhas que definem o nosso caráter, mas é a vontade de Deus que define a nossa vida. Acho que tudo acontece no tempo dEle.
    É bem como a senhora diz no final do texto: "Crendo sempre que amanhã pode ser melhor, mas se não for, Ele estará por perto." E é isso mesmo. Eu tenho certeza de que Ele sabe o que nos faz mais feliz e só a Ele devemos confiar a nossa felicidade.

    Parabéns pelo blog e pelas belíssimas coisas que a senhora posta. Acho que a internet serve pra isso mesmo, espalhar coisas boas e fazer com que essas coisas boas encontrem pessoas que estejam passando por um dia ruim e se sintam motivadas a continuar e encontrem também pessoas que se identifiquem com isso e percebam que por mais solitária que a vida possa parecer, ninguém está completamente sozinho se tem a Deus.

    Beeeeeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder contribuir com um pouquinho da minha experiência. Sei q temos q viver as nossas próprias, mas ajuda ver de um ângulo diferente aquilo q estamos vivenciando. A minha intenção, é de fato servir a alguém.
      Bjssssss

      Excluir
  3. Olá querida Núbia, gostei muito da postagem, excelentes reflexões nos trouxe :)

    Eu acredito que Deus nos deu o livre arbítrio e que muitas de nossas conquistas ou derrotas são fruto de nossas ações e escolhas, mas também acredito que muitas vezes somente Ele sabe o que é bom para nós e nos guia por certos caminhos quando estamos perdidos, assim como também nos ampara e nos dá forças e esperanças quando erramos ou sofremos. creio que ainda não temos sabedoria o bastante para entender certas coisas, e às vezes reclamamos ou achamos que estamos abandonados... Mas Ele sabe o que é melhor para nós, mas é necessário que também lutemos pelas coisas, afinal sentar e esperar que Deus faça tudo ou seja responsável por tudo, seria injusto :)
    Minha crença é assim, eu procuro fazer por onde, e acertar nas minhas escolhas baseadas em seus ensinamentos, mas quando eu tropeço, ele me auxilia e conforta e quando eu estou empacada, ele vai lá e me dá um empurrãozinho rsrs

    Parabéns pela postagem !! Super beijoooo e boa semana !

    ResponderExcluir
  4. É verdade Samanta, temos que dar a nssa parcela, mas como vc bem disse, muitas vezes nos falta sabedoria. E sabedoria, pra entender em que momento devemos largar de vez o problema pra q Ele resolva, e em q momento devemos pegar o problema pelo laço!
    Bjs, e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Espero que esse tempinho que vc me emprestou, tenha sido tão bom pra vc, quanto foi pra mim!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...